fbpx

Solicite Orçamento:

(19) 3804-3026 / 3805-2519 

Processamento de roupas de serviços de saúde – prevenção e controle de riscos

  • 20 de novembro de 2019

 

Olá amigos, como estão?  

Novamente estamos de volta, desta vez para falarmos de um tema com extrema seriedade, não que os demais assuntos não mereçam tal compromisso, porém quando falamos de serviços de saúde e principalmente prevenção e controle de riscos toda atenção é fundamental. 

Vocês sabiam que o termo ‘lavanderia hospitalar‘ teve sua denominação alterada para ‘unidade de processamento de roupas de serviços de saúde‘? 

Pois é, esse foi um grande avanço, considerando que tanto os hospitais quanto todos os serviços que utilizam algum tipo de roupa ou tecido na assistência à saúde necessitam submetê-los ao processamento em um serviço especializado e com profissionais capacitados. 

Conheça a Lavadora Extratora Hospitalar da Rufino Equipamentos 

 

O processamento de roupas de serviços de saúde é uma atividade de apoio que influencia grandemente a qualidade da assistência à saúde, principalmente no que se refere à segurança e ao conforto do paciente e do trabalhador. 

Apesar de as atividades realizadas nesse serviço não terem sofridos grandes modificações nos últimos anos, houve um grande amadurecimento em relação aos riscos existentes e à necessidade de um controle sanitário mais rígido das atividades ali realizadas. 

Diante dessa necessidade, percebemos que tínhamos que nos atualizar, bem como todas as orientações referentes ao processamento de roupas utilizadas nos serviços de saúde, tendo como destaque o controle e a prevenção de riscos associados a essa atividade.  

A grande demanda de informações sobre o assunto solicitadas por parte dos profissionais dos serviços de saúde e das unidades de processamento de roupas nos impulsionou a fazer este trabalho. 

 

A Anvisa 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como coordenadora do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, tem como um dos seus papéis fazer a orientação referente às atividades envolvidas no processamento de roupas de serviços de saúde, tendo como principal foco os riscos associados a essas atividades, uma vez que as ações desse sistema baseiam-se no controle de riscos definido pela Lei n. 8.080 de 19 de setembro de 1990. 

Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: 

  •  o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; 
  •  o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. 

Observa-se, portanto, que o conceito de risco é o principal referencial teórico das ações de vigilância sanitária e que a eliminação de riscos refere-se a uma minimização de sua manifestação a níveis estatisticamente não significantes. 

Logo, a definição de risco engloba uma variedade de medidas de probabilidades incluindo aquelas baseadas em dados estatísticos ou em julgamentos subjetivos. 

“Risco” é a probabilidade de ocorrência de um evento danoso à saúde, relacionado com objetos concretos sob controle sanitário. 

“A avaliação e o gerenciamento de risco são os elementos fundamentais para as ações da vigilância sanitária”. 

Aos amigos que nos acompanham até aqui, conseguem entender a real importância de todo esse processo? 

A unidade de processamento de roupas realiza atividades que envolvem riscos à saúde do trabalhador, do usuário e do meio ambiente e, por isso, é alvo da ação de regulação da vigilância sanitária. 

A unidade de processamento de roupa de serviços de saúde é considerada um setor de apoio que tem como finalidade coletar, pesar, separar, processar, confeccionar, reparar e distribuir roupas em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação a todas as unidades do serviço de saúde. 

Ela exerce uma atividade especializada, que pode ser própria ou terceirizada, intra ou extra-serviço de saúde, devendo garantir o atendimento à demanda e a continuidade da assistência.

Rufino Equipamentos – 27 anos de uma história de sucesso 

Referência de mercado a Rufino conta com nohall qualificando-se para oferecer as melhores soluções, quando o assunto é lavanderia industrial e hospitalar.

Variedade de peças

As roupas utilizadas nos serviços de saúde incluem lençóis, fronhas, cobertores, toalhas, colchas, cortinas, roupas de pacientes, compressas, campos cirúrgicos, propés, aventais, gorros, dentre outros. 

Por meio desses exemplos, percebemos que existe uma grande variedade de sujidades, locais de origem e formas de utilização dessas roupas nos serviços de saúde. 

Versatilidade

Atividades realizadas na unidade de processamento de roupas não se aplicam apenas para roupas provenientes de hospitais, mas também de clínicas médicas e odontológicas e de outros serviços que realizam atividades assistenciais. 

Terceirização 

É importante ainda observarmos um aspecto que atualmente tem influenciado a prática do processamento de roupas refere-se à tendência a se terceirizar esse tipo de atividade. 

Muitos serviços de saúde têm optado por essa prática abstendo-se, assim, da preocupação com a sua administração, além do ganho de espaço físico para outras atividades relacionadas à assistência direta à saúde.

Já pensou em abrir a sua própria lavanderia? 

A Rufino Equipamentos conta com uma linha completa em lavadoras, extratoras, centrífugas, secadoras e muito mais. 

Acompanhe as atividades realizadas pela unidade de processamento de roupas. O processamento da roupa dos serviços de saúde abrange as seguintes atividades: 

Retirada da roupa suja da unidade geradora e seu acondicionamento;

Coleta e transporte da roupa suja até a unidade de processamento;

Recebimento, pesagem, separação e classificação da roupa suja;

Processo de lavagem da roupa suja;

Centrifugação;

Secagem, calandragem ou prensagem ou passadoria da roupa limpa;

Separação, dobra, embalagem da roupa limpa;

Armazenamento, transporte e distribuição da roupa limpa.

 

Lembrando que a unidade de processamento de roupa também pode realizar outras atividades, como preparo de pacotes de roupas para esterilização, confecção e reparo de peças. 

Realmente todo o processo é bastante cuidadoso, e como podemos ver, a unidade de processamento de roupas de serviços de saúde é extremamente útil, e fundamental em grandes, médios e pequenos hospitais, bem como, clínicas e outros setores da sociedade. 

Se você empresário do setor hospitalar, se interessou, fique à vontade para nos fazer uma visita e conhecer de perto toda a nossa linha de produtos. 

Estamos localizados na rua José Guarnieri, 50 – Jd. Silvânia na cidade de Mogi-Mirim – SP. 

Se preferir, pode ligar:
+ 55 (19) 3804-3026 / 3804-2519

WhatsApp?
Estamos sempre online, 
(19) 9 9964-1902

Agradecemos sua atenção, e até o próximo tema.
Abraços.